4 acabamentos para seu móvel de madeira

Um projeto de marcenaria pode dar cara nova ao ambiente e, sem dúvida, o acabamento da peça pode fazer toda a diferença. Mas e quando é você quem está com a mão na massa?

A cultura do “faça você mesmo” ganha cada vez mais adeptos e, se você também aderiu a essa onda, já percebeu o quanto é prazeroso fazer algo do jeitinho que deseja, seja um móvel ou um acessório para o ambiente.

Levando tudo isso em conta, é importante conhecer as opções em acabamentos para seu projeto de marcenaria.

Quanto se trata de madeira, os tipos de acabamentos mais comuns são o verniz, a goma-laca e o óleo. Também entra nessa lista o gofrato (microtextura), entre outros. Esses materiais protegem a madeira e são desenvolvidos para resgatar a beleza natural dela.

Na hora de escolher o melhor acabamento para sua peça, os especialistas sugerem a avaliação de dois aspectos: qual a aparência que você deseja para a madeira? E qual a durabilidade que você quer para a superfície da peça?

Entre as possibilidades, o tipo de acabamento mais adequado para a madeira depende da finalidade de uso da peça, o que determinará a sua durabilidade. É preciso ficar de olho em questões como a preparação da superfície, a diluição do material e a quantidade a ser aplicada. É uma etapa que exige paciência, conhecimento e uso de materiais corretos.

Antes de decidir o que aplicar, conheça as características de alguns materiais disponíveis no mercado:

Gofrato (microtextura)

É um acabamento em pintura e, assim como a laca, é aplicado sobre o MDF. Porém, o gofrato é uma pintura mais densa, de cor sólida e com textura distinta, parecida com fórmica. É totalmente fosco e tem várias opções de cores. Resistente, é utilizado em cozinhas, banheiros, portas, mesas, marcos e alisares.

Verniz

É o mais durável dos acabamentos e está disponível nos tipos alto brilho, acetinado e fosco. De secagem lenta e de alta resistência, melhora e realça o veio da madeira e pode ser usado como revestimento externo sobre acabamentos desgastados. É indicado para móveis grandes e com entalhes.

Óleo

O óleo produz um acabamento de aparência natural. É um material popular para revitalizar a madeira. Além disso, é penetrante, durável e resistente. Os acabamentos de óleo esfregado à mão se destacam, mas devem ser aplicados de maneira adequada. Deve ser reaplicado com frequência.

Goma-laca seca

De rápida aplicação, é fácil de usar. Produz um acabamento fino e suave, além de acentuar o veio natural da madeira. A goma-laca é indicada para madeiras do tipo nogueira, mogno e compensado fino. Seu polimento é ótimo e é a base para o acabamento em móveis muito finos. É um material indicado para peças de decoração.

Dicas

Para fazer o acabamento em casa, é importante estar atento a estas dicas de preparo da madeira:

  • a madeira deve estar seca, independentemente do tratamento aplicado;
  • se forem necessárias várias camadas, a madeira deve ser lixada entre as camadas;
  • tipos diferentes de madeira podem necessitar de enchimento.

Atenção

Cada acabamento exige técnicas de aplicação próprias e requer ferramentas e materiais diferentes para a manipulação. Lembre-se: siga as instruções e recomendações do fabricante. Fique atento às orientações a respeito da aplicação, inclusive em relação aos equipamentos de segurança e proteção individual (EPI’s). Assim, você terá mais chances de acertar no resultado final!

Postagens recentes

Deixe um comentário