Conectores para o seu projeto de marcenaria

Pronto para iniciar seu projeto em marcenaria? Antes de começar, é importante conhecer etapas, processos e equipamentos voltados ao desenvolvimento da atividade, que é adotada como hobby por muitas pessoas.

Como já falamos por aqui, a cultura do “faça você mesmo” vem crescendo, pois além de vantagens como economia, fazer seus próprios móveis ou acessórios para a casa ou escritório também contribui para a redução do estresse e aumenta a satisfação pessoal e a autoestima. Porém, um trabalho de qualidade requer conhecimento e equipamentos adequados.

Pensando nisso, vamos apresentar neste texto os conectores – desenvolvidos para facilitar a montagem de móveis, garantindo precisão, praticidade e perfeito acabamento. Você precisará deles quando for consertar ou construir armários, prateleiras, guarda-roupas, baús ou caixas.

Conectores  para marcenaria

Os conectores garantem funcionalidade aos móveis, pois unificam as peças de madeira, transformando-as em um objeto com forma. São utilizados para unir duas partes de um móvel. Em um armário, por exemplo, une o teto e as laterais.

Parafusos também são usados para essa função e são utilizados, na maioria das vezes, por quem produz peças únicas que serão revestidas, como balcões curvos, mesas de atendimentos, revestimentos de paredes etc.

Tipos de conectores

Há uma variedade de conectores no mercado, com a garantia dos fabricantes de “soluções econômicas” e que podem ser “utilizadas em diferentes projetos”.

Entre os modelos disponíveis da fabricante Häfele estão opções destinadas a uso em móveis modulares, racks, gabinetes e demais mobiliários para a sala e quarto a móveis com maior peso, como armários, camas, balcões ou móveis contínuos.

hafele-ocu-20
Para utilização em armários e prateleiras estruturais ou como conector para prateleiras de duas peças, para madeiras com espessura entre 12 mm a 50 mm. O modelo Ócu 15 e 20 (Elegante) permite a fixação de prateleiras sem deixar ferragens visíveis no móvel.


Já os conectores Schüco são indicados para um acabamento impecável em móveis com uniões chanfradas simples e cantos aparentes.


A fabricante Hettich dispõe de conectores dispositivos para painéis e prateleiras de 12 mm, 15 mm, 18 mm, cromados, niquelados, de plástico, de silicone e de aço. Estas conexões servem para unir chapas leves ou pesadas, com ótimo acabamento, além de facilitar a desmontagem, já que este modelo possui um sistema de fixação para união entre painéis e laterais, usando o princípio de engate excêntrico.


E da marca FGVTN é possível encontrar conectores “L” e “T” para gavetas TEM (para Tubo Transversal) e divisor interno tubular H180 para gavetas TEM (gaveta alta H180).

Gabaritos

Os gabaritos são indicados para facilitar a instalação de ferragens – entre elas os conectores e as dobradiças – permitindo a produção de furos de maneira rápida e exata. Eles são de fácil utilização e necessitam apenas do auxílio de uma furadeira de mão.

Ao se produzir móveis, o cuidado com as medidas e furações é fundamental quando se deseja resultado de qualidade, evitar desperdícios de matéria-prima e reduzir a margem de erros. Por isso, é fundamental ter sempre à mão materiais que auxiliem na construção, na montagem e no acabamento final do projeto. Os gabaritos de furação são importantes justamente porque garantem mais eficiência ao trabalho.

Você pode encontrar gabaritos para furações de acordo com o “Sistema 32” (padrão internacional de perfuração desenvolvido na Europa e que é muito utilizado na fabricação de móveis modulares), e para aplicação de diversos tipos de ferragens. Há produtos para fazer furos horizontais e laterais em madeiras das mais variadas espessuras e executar pares de furos. Também há gabaritos para dobradiças de caneco, com todas as distâncias padrão de furação, ou até mesmo para instalação de portas e fechaduras. Com uma peça dessas, é possível realizar a furação em ângulo de 45º.

Benefícios

Entre os benefícios do uso dos conectores está a possibilidade de fazer a montagem e desmontagem da peça quantas vezes for necessário, para manutenção, sem perder resistência; economia em tempo e material, trabalho limpo e sem desperdício, entre outros. Além dessas peças garantirem o melhor acabamento, pois não deixam os parafusos aparentes, e facilitarem na montagem e desmontagem do móvel, os conectores são considerados fáceis de manusear, dando precisão e qualidade ao objeto que você irá construir.

Esse tipo de material, além de rapidez, agilidade e eficiência nos processos de furação, confere resistência e durabilidade. É possível adquirir o kit de peças para auxiliar na utilização dos conectores. A escolha do produto dependerá da sua necessidade. Confira os gabaritos de furação disponíveis no site da Marceneiro Expresso: www.marceneiroexpresso.com.br.

Outra opção

Há também a possibilidade de substituir os conectores, utilizando colas para madeira. Nesse caso, também é necessário estar equipado com as ferramentas necessárias, como grampos com trava. Os grampos com trava são indicados para a aplicação de fixação de peças durante a colagem, montagem de móveis e outros tipos de fixações em geral. Há modelos com garras leves e resistentes, ideais para trabalhar com madeiras e compensados.

Agora ficou mais fácil dar início ao seu projeto, não é? Então não perca mais tempo e tire do papel ou da cabeça aquela ideia que vai deixar o ambiente de sua casa mais bonito e, é claro, com a sua cara!

Postagens recentes
Comentário
  • Nilson
    Responder

    Tomando como experiência a cultura do faça você mesmo.
    É fato quando se tem ferramentas Adequada isso reflete na qualidade do projeto e satisfação do cliente.

Deixe um comentário