Dia do Marceneiro

A marcenaria, uma das profissões mais antigas do mundo, tem seus primeiros relatos ligados à atividade remontam às histórias narradas na Bíblia. O Dia do Marceneiro é comemorado em 19 de março, data em que se homenageia São José, pai de Jesus, que é o primeiro marceneiro de que se tem notícia.

Desde então, essa atividade definida por muitos como uma arte, faz parte da vida em sociedade.

Assim como um artesão, o marceneiro conta com o talento e a criatividade para dar forma às peças de madeira. De suas mãos surgem mobiliários e acessórios que encantam gerações de famílias, e pessoas dos mais variados gostos, muitas vezes tornando-se parte da história delas.

Antes da produção industrial, pesquisadores apontam para três períodos na história do mobiliário no Brasil: Renascimento (séculos 16 e 17), Barroco-rococó (século 18) e Neoclássico (século 19). Em seguida, surge o mobiliário contemporâneo. E em todos eles está presente a atuação do marceneiro.

Evolução

Entre as principais diferenças dos períodos passados para o atual, destacam-se a leveza de aspecto e de peso, bem como a criação da tendência de móveis planejados.

Mesmo sendo uma das profissões mais antigas do mundo, a marcenaria não ficou parada no tempo. Atualmente, podemos ressaltar o uso de laminados industrializados (madeira), compensado, aglomerado, MDF, fórmica, folhas de madeira etc.

Leia também: Como escolher a melhor madeira para seu projeto?

A evolução também está presente nas máquinas e ferramentas utilizadas na atividade, que hoje facilitam a construção das peças.

Talento

O trabalho de transformar madeira em móveis ou outros produtos requer sensibilidade e conhecimento, por isso, a atividade exige qualificação no manejo da madeira e nas outras etapas do processo de confecção das peças.

Além da habilidade para desenho em perspectiva, paciência e cautela também são exigidas desse profissional, que trabalha boa parte do tempo com equipamentos e ferramentas que podem causar acidentes se houver algum descuido. Um erro também pode ser fatal para a execução do produto. Apesar do uso de máquinas para o trabalho, o talento é o requisito principal para o bom marceneiro.

Muitas vezes, ele é confundido com o carpinteiro, que também é um profissional que trabalha com madeira, mas que atua na construção civil, geralmente na realização de serviços como vigamentos, armações, portas, janelas e assoalhos.

Homenagem

Nesta data, aproveitamos para homenagear todos os marceneiros, registrando nossa admiração por esse profissional que nos presenteia com a beleza e a praticidade de móveis e objetos de madeira que transformam ambientes, levando conforto e praticidade às nossas casas.

E para celebrar este momento, o Marceneiro Expresso convida você a participar do concurso cultural Planeje, Monte e Pronto! Para participar é bem simples: clique aqui para acessar o formulário, informe seus dados e adicione uma foto sua com seu móvel ou objeto de madeira, produzido por você. Em breve todas as fotos cadastradas estarão disponíveis na fanpage do Marceneiro Expresso para que você compartilhe e ganhe curtidas. A foto mais curtida ganhará um kit marceneiro com boné Marceneiro Expresso, 1 gabarito grampo Aluzini, 1 martelo unha Irwin e 1 nível torpedo Starrett! Não deixe de ler o regulamento para tirar todas as suas dúvidas.

As inscrições vão até o dia 19/03 e o anúncio do vencedor será no dia 05/04. Participe!

 

 

Postagens recentes

Deixe um comentário