Dicas DIY: Como Lixar, Tratar e Armazenar MDF?

In DIY

Dicas de Tratamento, Armazenamento e Lixamento em Painéis de MDF

Trabalhar no ramo de Marcenaria não é nada fácil! Não há espaço para amadorismo, se você quiser dominar o mercado você têm que ser mestre no que você faz!

Hoje o Blog da Marcenaria traz algumas dicas importantes sobre como Lixar, tratar e limpar madeiras e MDF. Afinal, como se diz, conhecimento nunca é demais!

LIXAS: Todos sabemos que as Lixas são importantes para dar aquele acabamento ideal ao seu móvel. Todavia, cada situação exige uma lixa diferente! Por exemplo: O Número da Lixa já lhe informa a granulometria contida na mesma, ou seka, o quanto ela é fina ou grossa. Sabendo disso:

  • Em Painéis de MDF cru é recomendável que você lixe a partir da Granulação 150, utilizando lixas de papel ou pano.
  • Quando você precisar de uma lixa para dar o acabamento final, opte pela 280.
  • Quando uma superfície contém defeitos e imperfeições e você quer corrigi-los, escolha a lixa 300
  • Utilize granas acima de 500 para deixar o acabamento liso, igual a um Painel de MDF cru original

Lembre-se de escolher as marcas mais conceituadas do Mercado quando for investir em Lixadeiras Elétricas, incluindo Dewalt, Makita e Bosch! Afinal, qualidade sempre é sinônimo de Investimento e Resultado!

TRATAMENTO: Não utilize desengordurantes ou produtos de limpeza multiuso, eles deixam o MDF amarelo. Cuidado com produtos químicos que possam manchar o móvel e esponjas que risquem as superfícies. Após fazer a limpeza com o produto adequado não deixe o móvel úmido.

O MDF é sensível à umidade, por isso a tendência para que ele desenvolva Mofo ou Bolor é muito grande. Em casos onde sua Placa estiver mofada utilize um pano úmido misturado com água sanitária e após isso limpe com um pano seco.

ARMAZENAMENTO: Painéis de MDF, Compensados ou MDF não podem ser empilhados deitados. A maneira correta de armazená-los é mantê-los em pé na posição vertical, inclinados levemente contra a parede.

Para não lascar as bordas e pontas utilize calços que os mantenham longe do chão. Caso o ambiente em que eles estiverem armazenados esteja exposto à umidade basta cobri-los com plástico protetor.

A Venda e Comercialização de MDF representa no mínimo 70% de faturamento de uma Loja ou Marcenaria, portanto saber cuidar de seu estoque é imprescindível!

E aí, gostou das Dicas? Então fique ligado aqui em nosso Blog porque ainda têm muito mais novidade pra você!
Posts novos toda semana, não perca 😉

 

 

Artigos recomendados

Deixe um comentário