Dicas para iniciar a sua própria marcenaria!

In DIY

Se você tem o dom para trabalhar com madeiras e construção de móveis, a marcenaria pode ser a profissão ideal para você! Você sabia que a marcenaria é considerada um dos trabalhos mais antigos do mundo? Como uma das primeiras profissões, a marcenaria exige muita paciência, criatividade e dedicação. Apesar de ser uma profissão clássica, a marcenaria vem se adaptando com o decorrer do tempo. Podemos perceber isso a partir da utilização e adaptação de madeiras de diversos tipos; inclusive industrializadas como laminados, compensado, aglomerado, MDF, fórmica, e folhas de madeira

Além da criatividade, o profissional deve ter como característica o conhecimento sobre desenhos em perspectiva e muita cautela ao realizar os cortes em madeira. Apesar da utilização de máquinas em seu trabalho, o profissional é considerado um artesão.

Através da construção e montagem de móveis o marceneiro traduz seu projeto idealizado para o uso e agrado de quem o encomendou. Os móveis são essências para uso doméstico e comercial, podendo servir como peças indispensáveis para cunho decorativo. Com a produção em escala industrial, a fabricação é feita em grande quantidade a fim de cumprir grandes demandas, tudo isso sem perder a essência e qualidade do produto. O trabalho de um marceneiro é uma verdadeira obra de arte. Os móveis são peças essenciais para todo tipo de sociedade e cultura.

Com o progresso da marcenaria, é comum observar uma segmentação cada vez maior, dividindo-se em marcenarias de cunho utilitário e decorativo, podendo classificar-se em cozinhas, comércios, quartos infantis, utilidades domésticas entre centenas de opções e possibilidades.

Para iniciar uma marcenaria não precisa ser profissional. É possível criar, desenhar e fabricar os próprios móveis de maneira simples e barata. De início, não é necessário que você corte as peças que desenhar, você pode optar por terceirizar o processo até que você esteja apto para o trabalho. Entretanto, você ainda vai precisar de algumas ferramentas de marcenaria.

Ao fazer os primeiros investimentos em ferramentas para a sua primeira marcenaria, foque nos seguintes itens:

Todas essas ferramentas são fáceis de usar, simples para guardar e carregar. Além disso, você encontra cada uma delas por um ótimo preço em nosso site.

É importante que você torne sua oficina funcional, organize suas ferramentas e otimize seu espaço. Assim, ficará mais fácil para trabalhar. Por fim, a experiência vem com a prática.

Boa sorte com seu novo empreendimento! Não deixe de acompanhar as dicas aqui em nosso blog e seguir nossas redes sociais!

Artigos recomendados

Deixe um comentário