5 razões para usar EPIs em seu hobby de marcenaria

Bateu aquela vontade de colocar a mão na massa para deixar a sua casa com mais estilo ou praticidade? Pode ser aquele nicho de madeira para o quarto ou escritório, a reforma de um móvel de família para a sala, prateleiras para a cozinha ou a garagem.

A tendência do “faça você mesmo” ganha força e cada vez mais adeptos em todo o mundo. Do termo em inglês DIY – do it yourself, a cultura de fazer, reformar ou incrementar seus próprios móveis ou acessórios para decorar os ambientes encontra espaço em tempos de crise econômica e de consciência em relação ao reaproveitamento de materiais.

Há ainda pessoas que adotam essa cultura como hobby, por talento ou simplesmente por gostarem do processo de criar algo personalizado e único.

Esse é seu caso? Fique atento, por que fazer você mesmo exige alguns cuidados quando se trata de marcenaria, como o uso de equipamentos de segurança.

Tipos de EPIs

Os equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPI, variam de acordo com o tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar sua segurança ou saúde e a parte do corpo que se pretende proteger.

Informações da Cartilha sobre saúde e segurança no trabalho, publicada no site do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de Porto Alegre – Sindimarceneiros – indicam para proteção da cabeça: capacete; proteção auditiva: abafadores de ruído ou protetores auriculares e tampões; proteção respiratória: máscaras ou aparelhos filtrantes próprios; proteção ocular e facial: óculos, viseiras e máscaras.

Para proteção de mãos e braços são recomendadas luvas, feitas em diversos materiais e tamanhos, conforme os riscos contra os quais se quer proteger (mecânicos, químicos, térmicos, elétricos ou biológicos). E para proteção de pés e pernas há sapatos, botinas, botas ou tênis apropriados. O material também aponta a necessidade de proteção contra quedas, quando for o caso, o que inclui cintos de segurança até sistemas de pára-quedas.

Quando usar EPI

No caso da proteção dos olhos e da face, o Senai explica, em material on-line do curso Mestre Marceneiro, que os EPIs destinam-se à proteção contra lesões ocasionadas por impacto de partículas, objetos pontiagudos, respingos e vapores de produtos químicos que possam causar irritação e outras lesões decorrentes da ação de líquidos agressivos. O protetor auricular é sugerido para abafar todo tipo de ruído.

Em relação aos membros superiores, indica-se a proteção com luvas nas atividades em que haja perigo de lesões provocadas por materiais ou objetos abrasivos, cortantes, perfurantes, troca das fresas e no manuseio de madeira bruta. Da mesma maneira, há equipamentos destinados à proteção dos membros inferiores.

Tranquilidade: 5 razões para usar EPI

Como se vê, utilizar os equipamentos de segurança pode trazer tranquilidade para que você desenvolva sem contratempos suas atividades de marcenaria em casa.

Desde instalar um gancho até fazer um móvel, o ato de manusear equipamentos cortantes ou até mesmo aplicar um produto no acabamento da peça pode ocasionar problemas se não forem seguidas as normas corretas.

Para concluir, veja aqui 5 razões para usar EPIs em seu hobby de marcenaria:

  1. Proteger sua saúde: o termo EPI fala por si só – um equipamento de proteção tem como papel essencial preservar sua saúde e bem estar;
  2. Evitar acidentes e garantir sua integridade física: afinal de contas, a ideia é manter o hobby de marcenaria uma atividade prazerosa, e não traumatizante!
  3. Facilitar o uso correto dos materiais e equipamentos: muitas vezes o manuseio de peças fica impraticável sem o uso do EPI – como, por exemplo, soldar peças sem proteção facial, aplicação de tintas sem máscara, entre outros;
  4. Evitar gastos desnecessários com pronto-socorro ou medicação; um acidente no momento da prática pode custar alto na sua saúde e no seu bolso, além de te afastar da sua rotina;
  5. Segurança e praticidade para continuar inovando com seu hobby.

Viu só? Além de seguir as instruções de uso dos materiais, lembre-se: prevenir é melhor que remediar! Para encontrar os EPIs que você precisa, aqui e sucesso com seu projeto “faça você mesmo”!

Postagens recentes
omentários
Conexões

Deixe um comentário