5 tipos de fresas indispensáveis para sua oficina

Você já ouviu falar das fresas? Ferramentas de precisão indispensáveis para a oficina de marcenaria, elas são responsáveis por dar forma e dimensões desejadas no acabamento da peça.

Essas ferramentas de corte rotativas são constituídas por dentes e gumes, e podem ser encontradas em vários tipos, destinados para funções diversas, entre elas fazer fendas, ranhuras, rebaixos, frestas, encaixes, bordas arredondadas, desbastes etc.

Para utilizá-las, seja na marcenaria profissional, seja como hobby, é necessário adquirir uma ferramenta como furadeira/parafusadeira ou tupia – máquina elétrica versátil, mas que requer atenção e cuidado durante o uso.

As fresas devem ser fixadas aos eixos de uma dessas máquinas. Antes de usá-las, é necessário fazer um balanceamento, a fim de obter o giro da ferramenta sem oscilações, explicam profissionais da área.

Depois disso, você poderá fazer ranhuras, perfis de meia cana, rebaixo para dobradiças, corte em laminados de madeira, entre outras possibilidades.

5 tipos de fresas indispensáveis

Conheça a seguir quais são os tipos de fresas mais comuns no dia a dia da marcenaria.

Fresa reta: é o tipo mais utilizado da ferramenta. Isso porque ela pode ser usada para uma série de ações, entre elas fazer ranhuras, frestas, encaixes etc. Esse tipo de fresa possui diferentes tamanhos (diâmetros) e você deve escolher o mais adequado à espessura que deseja trabalhar.

 

Fresa reta com rolamento: possui um rolamento na ponta, o que permite que a ferramenta
deslize na borda da peça de madeira. É indicada para aparar laminados plásticos, madeiras
com acabamento de compensado ou várias camadas de peças de madeira.

 


Fresa para quebrar canto:
indicada para modelar um perfil arredondado na borda da peça de madeira. É encontrada em vários tamanhos e pode até ser utilizada como uma tupia manual.

 

 

Fresa para rasgo: como o nome já diz, é indicada para criar rasgos. Tem um rolamento na ponta, o que permite que se controle a largura do rasgo. É possível alterar o rolamento
para se obter rasgos de diferentes tamanhos.

 

Fresa para chanfro: pode ser usada para desbaste das bordas de peças de madeira. É encontrada em vários tamanhos, mas é possível variar o tamanho do chanfro, diminuindo ou aumentando o contato da fresa no objeto.

Onde encontrar

No site da Marceneiro Expresso você encontra vários tipos de fresas, que proporcionam um corte com fino acabamento, sem rebarbas em madeiras e compensados. As fresas estão disponíveis em vários tamanhos e com limitadores de profundidade que garantem precisão e segurança na furação.

Se você preferir, pode adquirir um kit contendo as fresas e os limitadores. Clicando aqui você ainda pode conhecer um dos modelos de tupia disponíveis.

Postagens recentes
omentários
  • Edson Soares da Silva
    Responder

    Olá. Sou hobista de final de semana e to com o seguinte problema: eu adquiri um jig pra fazer junção de madeira através de espiga. Ocorre que as fresas normais tem cumprimento em torno do 50mm e usando-as com referido jig o encaixe para espiga fica com menos de 20mm o que é insuficiente. Pergunta que faço: vcs tem fresas com mais 70mm de cumprimento com haste de 1/4?

    • renandez
      Responder

      Olá Edson, obrigado por sua pergunta. Nós temos 2 tipos de fresa disponíveis (Marcas Zinni e Tekton), ambas possuem 70mm de comprimento e são ideais para utilização em Furadeiras Manuais. Encontre-as em nosso site: http://www.marceneiroexpresso.com.br.
      Atenciosamente, Loja Marceneiro Expresso.

Deixe um comentário