Aprenda a usar os gabaritos de furação

Sabe aquele equipamento indispensável e que facilita – e muito – o seu trabalho na hora de fazer seus projetos de marcenaria? Os gabaritos de furação fazem parte dessa lista!

Sabemos que a cultura do “faça você mesmo”, mais do que nunca, está presente nos lares brasileiros. É a crise que bate na porta e faz com que as pessoas busquem alternativas para continuar a realizar seus projetos pessoais, criando seus próprios móveis ou acessórios de madeira.

Para que o seu projeto tenha um acabamento de qualidade, alguns pontos são fundamentais. E conhecer e adquirir os equipamentos certos para isso fará uma grande diferença no resultado.

Por isso que um bom gabarito garante mais qualidade e eficiência durante o processo de construção de móveis. Apresentados em kits, esses materiais são um conjunto de ferramentas e acessórios que garantem praticidade e precisão para a montagem de móveis, tanto no uso profissional como para quem têm a marcenaria como hobby.

Tipos de gabaritos

Existem gabaritos para as mais variadas necessidades – montagem de móveis e de prateleiras, instalação de dobradiças e conectores, de portas e fechaduras –, o que torna o trabalho simples e rápido.

Um kit básico pode conter o gabarito, que será afixado em uma superfície, máscara, buchas de furação, pinos de montagem, pinos de delimitação, brocas, limitadores de brocas, fresas, limitadores de fresas, parafusos para máscaras, chave e um estojo para carregar o kit.

Leia também: escolha a melhor madeira para o seu projeto

Benefícios

Entre os benefícios que o uso de gabarito pode oferecer estão facilitar a instalação de ferragens, assim como possibilitar a produção de furos com rapidez e exatidão.

Outra vantagem é que esses kits são leves, o que facilita o manuseio e o transporte. Além disso, os fabricantes atestam que os materiais têm resistência, o que permite a utilização deles em diferentes tipos e espessuras de peças.

Facilidade na limpeza do espaço que você está usando para o trabalho e redução do desperdício de material também são listados pelos profissionais da área.

No caso de móveis planejados, o gabarito vai ajudar a reduzir a margem de erros, tendo em vista a flexibilidade e precisão que garantirão o sucesso do seu projeto.

Como utilizar o gabarito

Na hora de utilizar o gabarito, lembre de seguir o passo a passo do manual de instrução. Além disso, siga as dicas de segurança e utilize os equipamentos de proteção individual indicados.

De acordo com as orientações da Aluzini, com um gabarito e uma parafusadeira ou furadeira manual você estará pronto para dar andamento no trabalho:

1) Com o desenho do projeto em mão, é hora de realizar o corte da madeira. Fique atento às medidas para não desperdiçar material;

2) Após separar a placa de madeira ou MDF já cortada, você deve colar a fita de borda e identificar os locais para facilitar as furações;

3) Agora é só escolher o gabarito adequado e fazer as furações.

4) Monte com os dispositivos (cavilhas, VB, Minifix, dobradiças etc) e finalize montando seu móvel no local escolhido.

Veja um exemplo de como usar um dos gabaritos da Aluzini, com a participação especial das Lumberjills:

Para mais informações e orientações, acesse e conheça toda a linha de gabaritos da Aluzini disponíveis no Marceneiro Expresso!

Postagens recentes

Deixe um comentário