Parafuso, prego, cola ou grampo – Qual deles usar?

A madeira é a principal matéria-prima da marcenaria. Porém, quem atua na área precisa usar uma série de outros materiais para o acabamento do projeto. E isso vale não apenas para os profissionais.

Quem está na área para a prática de um hobby também se depara com a necessidade de escolher os materiais apropriados para cada peça.

Você conhece as possibilidades de sistemas de junção de um móvel de madeira? Saiba que você pode usar parafusos, pregos, grampos ou cola. Mas é bom estar atento a qual dessas opções é a melhor para o seu projeto.

Os parafusos são utilizados para fixar peças de madeira, entre outros materiais. Há vários tipos deles: com ou sem porca, de pressão, para pequenas montagens, de chamada, Allen, prisioneiro etc.

Cada modelo é indicado para uma determinada situação e uso em materiais específicos.

A cola pode ser outra opção. É importante escolher colas recomendadas para uso na madeira e ficar de olho em informações a respeito da duração, da resistência, dos efeitos estéticos e das condições de uso do produto.

Já o grampo – um dispositivo de prensa para fixar, formar ou proteger objetos de modo rígido – pode ser usado dependendo da finalidade.

Para te ajudar, fizemos um levantamento. Acompanhe a seguir a opção de sistema de junção mais indicada para cada tipo de acabamento.

Postagens recentes

Deixe um comentário