Dicas DIY – Como Laquear Móveis

Quando se quer dar uma nova aparência aos móveis sem gastar muito dinheiro, uma das melhores opções é laqueá-los. Laquear móveis consiste em pintar com uma tinta esmalte ou laca, que é lisa e pode ser brilhante ou acetinada. Ainda que o laqueado industrial seja perfeito, laquear seus móveis em casa pode dar-lhes um toque rústico que fica muito bem. Se você gosta de mudar seus móveis, neste artigo de mostramos a você como laquear móveis.

Passos a seguir:

1- O primeiro que você deve saber para laquear móveis é que existem dois tipos de tintas: o esmalte à base de água e o esmalte sintético (poliuretano). O primeiro é mais fácil de manipular e limpar, e mais inofensivo. O segundo é mais complicado de aplicar, pois é preciso dissolvente para diluí-lo e solta cheiro, ainda que o acabamento fique bem mais profissional.

2- Antes de começar a laquear seu móvel, é recomendável que revise cada detalhe: qualquer golpe, arranhão ou dano que tenha seu móvel é necessário reparar, já que ao passar a tinta de laca se notará imediatamente até a mais mínima impressão. Pode reparar as imperfeições com pasta de madeira.

3- Antes de começar a laquear o móvel, você deve se certificar que está limpo e seco. Se o móvel for de madeira, deve lixá-lo antes de começar a laquear, já que é necessário que a superfície a pintar esteja totalmente lisa e livre de imperfeições.

4- O primeiro que deve fazer para começar a laquear móveis é aplicar a base seladora. A base seladora atua, como seu nome o diz, selando qualquer buraco que não seja visível à vista para que a madeira não absorva mais tinta da que deve receber. A base seladora também oferece um acabamento mais impecável na hora de laquear móveis.

5- Assim como quando envernizamos a madeira, após aplicar a base seladora deve-se lixar de novo a superfície. Lixe suavemente o móvel que deseja laquear e elimine qualquer resíduo de pó que possa ficar com um pano seco e limpo.

6- Com um rolo, de preferência especial para laquear, comece a aplicar a tinta esmalte-laca que escolheu. Passe o rolo sempre em uma mesma direção (de baixo para cima). Quando terminar de pintar a primeira camada, espera que seque, lixe suavemente e limpe o pó. Aplique uma segunda camada e espera que seque. Duas camadas deveriam ser suficientes, se deseja aplicar mais, lembre-se sempre de lixar entre uma camada e outra.

7- Quando terminar de aplicar as camadas de tinta e o móvel esteja seco, aplique cera incolor com um pincel. Após aplicar a cera, pode esfregar o móvel com um pano limpo para poli-lo e tirar um pouco do brilho.

Gostou das dicas? Continue nos seguindo para saber de estas e muitas outras novidades relacionadas ao Faça Você Mesmo (DIY).

Fonte: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-laquear-moveis-12468.html

 

Artigos recomendados
omentários
  • Freg
    Responder

    Deveria ter um vídeo. Seria mais instrutivo.

    • renandez
      Responder

      Olá Freg, obrigado pelo comentário.
      Sim, estaremos providenciando vídeos explicativos! 🙂

  • Mariana
    Responder

    Qual seria o tipo e numeração da lixa utilizada?

    • renandez
      Responder

      Olá Mariana, isso irá variar da espessura da Chapa e também do modelo da chapa que você for laquear! Conte sempre conosco em caso de dúvidas 😉

Deixe um comentário