Dicas DIY – Como Construir uma Gaveta

In DIY

Quando se fala em “Gaveta” muitos marceneiros ou Hobbystas torcem o nariz, isso porque a maioria acredita não ter os equipamentos necessários para desenvolver este projeto.

Neste post ensinaremos uma maneira mais fácil de construir uma Gaveta sem depender de uma serra de mesa, com baixo custo e resultando em um conjunto bonito e robusto com no máximo 1:30h de trabalho.

Confira nosso passo a passo:

  • MARQUE O LOCAL PARA O CORTE DAS PEÇAS: 

Com um Esquadro faça as marcações das linhas de corte na placa de MDF. Use uma Serra Circular para cortar as peças.

Uma Dica importante é para que você não se esqueça de ao terminar de cortar as placas procure lixá-las para retirar as rebarbas e garantir uma superfície limpa e fina.

 

 

  • FAÇA AS FURAÇÕES 

O Segundo passo requer que você realize as furações para juntar as placas. O Objetivo deste projeto é que os parafusos não fiquem visíveis.

Para isso existe um gabarito excelente e indispensável nas Marcenarias, o gabarito R3 da Kreg.

Perfeito para fazer furações em 45º, como você pode ver na foto ao lado, ele é o complemento ideal para seu projeto.

 

  • MONTE UM SUPORTE PARA A BASE DA GAVETA 

A meta, como já informado no início deste post, é construir uma Gaveta de baixo custo porém de qualidade. Uma maneira inteligente é que você pode colocar suportes para a base da Gaveta.

Cole estes mini-suportes nas extremidades das placas laterais. É recomendável o uso de uma boa cola para madeira (em nossa redação a mais indicada é a linha da Titebond. Para conhecê-las melhor, clique aqui).

Ou você pode usar uma pistola de unha pneumática para pregar estas bases.

 

  • JUNTE TODAS AS PEÇAS 

Conforme você confere na imagem ao lado, nossa Gaveta começa a tomar forma! Após realizar todo este processo junte todas as placas e parafuse-as, com as bases para o tampo da gaveta todas voltadas para dentro.

É recomendado novamente o uso de uma boa cola para madeira na junção destas peças, de modo que sua fixação seja mais garantida.

 

 

 

  • INSTALE A BASE DA GAVETA 

Conforme visto no passo anterior ao moldar mini-suportes nas extremidades inferiores laterais da gaveta você só precisa encaixar a base, um processo bem simples.

 

 

 

 

  • FINALIZE INSTALANDO A FRENTE DA GAVETA 

Para que os furos laterais de 45º feitos para juntar as chapas não fiquem visíveis e para que sua Gaveta tenha um belo design de acabamento, instale a frente da Gaveta parafusando-a.

Uma forma de facilitar o seu trabalho, não apenas neste processo mas nos processos de colagens, por exemplo, é sempre fazer o uso de Grampos.

 

 

 

Por último, mas não menos importante, utilize um Gabarito para Puxadores para dar o toque final em sua gaveta. Em nosso site do Marceneiro Expresso você encontra vários modelos voltados para sua necessidade!

Gostou de nossas Dicas? Então não deixe de compartilhar este post com seus amigos ou comentar se tiver maiores dúvidas :)!

Fonte: https://goo.gl/ZYp491

Artigos recomendados

Deixe um comentário