Tipos de madeira: saiba quais as melhores escolhas para seus móveis!

A madeira é muito presente no nosso dia a dia! Além de ser uma das principais matéria-prima de móveis, a decoração em madeira garante durabilidade, elegância e aconchego ao ambiente.

Entretanto, é necessário entender qual o melhor tipo de madeira para o trabalho que você irá realizar, afinal, a finalidade do uso é o principal quesito: imagina montar um armário para panelas pesadas e as prateleiras não sustentarem o peso? Por isso, é importante estudar e entender os tipos de madeira para que, além do uso e finalidade corretos, você garanta beleza e durabilidade ao item!

Para falarmos sobre tipos de madeira, é importante entender a diferença entre madeira nobre e madeira comum.

Uma madeira é classificada como nobre quando é densa, pesada e resistente ao ataque de fungos e insetos, devido ao seu próprio sistema de defesa. A estética de uma madeira nobre também é superior, além do odor agradável que ela pode exalar. Já uma madeira comum evidencia uma menor resistência aos ataques de insetos e fungos e precisa de um tratamento especial antes de ser comercializada, como a aplicação de vernizes e seladores. No entanto, engana-se quem pensa que a madeira comum é pior que a madeira nobre: o que as diferencia é a finalidade de aplicação! Olha só:

  • Aroeira

A aroeira é conhecida por sua tonalidade levemente rosada. De superfície lisa e brilhante, geralmente é usada em cercas, vigas, assoalhos e decks em áreas externas. O acabamento de móveis nesse material também é uma ótima opção.

Uma madeira fácil de ser trabalhada, tem como característica o tom castanho-avermelhado e manchas mais escuras. A textura grossa e a aparência fibrosa garantem resistência ao material.

Muito conhecida e de tonalidades variadas, o odor é muito característico sendo, inclusive, perfeito para espantar insetos. Além de ser versátil para o trabalho, o material é muito resistente à água, sendo perfeito para ser usado ao ar livre e em todos os tipos de móveis, inclusive para tábuas de petiscos e pizza.

Móveis requintados e de alta qualidade? Temos! Esse tipo de madeira está entre os mais caros e é caracterizado pela cor amarelada clara e brilhante. Também conhecida como umburana, essa madeira pode ser aplicada revestimentos de portas, forros, lambris, painéis, etc.

A tonalidade avermelhada é inconfundível! Esse tipo de madeira é um clássico que garante alta durabilidade.

  • Pinho

Buscando um toque rústico clássico? O pinho é a opção ideal para quem quer móveis claros e clássicos, com coloração que varia de creme a amarelo.

Buscando excelente custo benefício? A madeira pinus é uma madeira de reflorestamento certeira! Além de resistente, esse tipo de madeira garante uma ótima durabilidade e estética ao ambiente.

  • Madeira de demolição

Muito usada atualmente, esse tipo de madeira sustentável garante um aspecto rústico sem igual!

 

Esse tipo de madeira é muito utilizado em decks de piscina e áreas externas por ser uma madeira muito resistente à água e a ação dos cupins.

  • MDF

Não é conhecida por sua resistência e pode danificar com a umidade, porém, é um dos tipos de madeira mais baratos encontrados no mercado, muito usado em prateleiras, mesas de centro e racks.

  • MDP

Buscando ainda mais economia no seu projeto? O MDP é a escolha certa. Embora seja um material frágil e pouco resistente à umidade, é muito procurado para todo tipo de móvel hoje em dia.

Muitos outros tipos de madeira podem ser utilizados no seu projeto, como por exemplo o carvalho, imbuia, freijó, goiabão, ipê, itaúba, jacarandá, nogueira, eucalipto e várias outras. O que você precisa avaliar é a finalidade do projeto. Dessa forma, você pode avaliar a resistência do material e a durabilidade dele.

Está procurando tudo para dar acabamento em seus móveis de madeira, como vernizes, massas de correção, ceras, tintas e muito mais? Confira o site do Marceneiro Expresso!

Artigos recomendados

Deixe um comentário