Afinal, o que é uma tupia?

Sabe aquele móvel de madeira lindo, com acabamento perfeito? Até mesmo quem não é um profissional da área, mas investe na marcenaria como hobby, pode chegar a esse resultado. Para isso, é importante observar alguns critérios e conhecer as ferramentas necessárias para esse trabalho.

Vamos falar a respeito da tupia, máquina elétrica usada por marceneiros para o acabamento em móveis. Com ela, é possível fazer ranhuras, molduras, entalhes, chanfros, encaixes, detalhes arredondados, entre outros.

Lembre-se: o acabamento de um móvel significa a sua assinatura nele! Por isso, fique atento às dicas que daremos aqui para você obter um resultado profissional utilizando a tupia.

 Tupia

A tupia é um equipamento de precisão e, por ser robusto, é recomendado segurá-lo com as duas mãos. É possível encontrar os seguintes tipos de tupias:

Coluna: oferece regulagem precisa e maior segurança na operação – deve ser manuseada com as duas mãos.

Laminadora: indicada para refilar laminados.

De mesa: indicada para trabalhos de grande porte, como portas e janelas. Fixada sob uma bancada, é utilizada em marcenarias.

 

Apesar de pequena, essa máquina é considerada ideal para o trabalho duro e com os mais variados tipos de madeiras. Uma das maiores características positivas da tupia é a segurança em se trabalhar com ela.

É um equipamento versátil, que permite os mais diversos acabamentos nas laterais das madeiras, assim como cortes redondos, retos, frisos, machos e fêmeas para encaixe e união de tábuas, além de desenhos e escavações para aplicações.

Entre os acessórios indicados para o trabalho com a tupia estão as fresas (para dar formato ao corte – cada fresa possui uma finalidade), a guia paralela (para a realização de canais paralelos na peça), e a guia gabarito (para copiar modelos de canais).

Leia também: 5 Tipos de fresas indispensáveis para sua oficina

Dicas para utilizar a tupia

– Selecione uma fresa adequada à tarefa. Ajuste as rotações da tupia ao tamanho da fresa e ao material da peça;

– Fixe a peça na superfície de trabalho com grampos ou prenda-a na bancada. Se necessário, utilize sobras de madeira como apoios para proteger a peça contra marcas de pressão;

– Regule a profundidade de fresagem desejada para a tupia. No caso de ranhuras ou entalhes mais profundos, você deverá fazer várias passagens com a fresa.

Outra dica valiosa: use sempre os equipamentos de proteção individual (EPI) indicados para a operação da tupia com segurança. Ao utilizar o equipamento, ainda é importante segurá-lo com as duas mãos, nas duas empunhaduras, fixar bem a peça trabalhada e não forçar a máquina.

Desta forma você conseguirá o acabamento fino e bem acabado que seu projeto de marcenaria merece!

Encontre este e outros produtos no site do Marceneiro Expresso!

Postagens recentes

Deixe um comentário